Onde os cuidados paliativos são realizados

Os cuidados paliativos podem ser realizados nas casas dos pacientes, por programas desenvolvidos em hospitais, casas de repouso, por hospices independentes ou outros sistemas de saúde.

Em qualquer situação, os cuidados paliativos são projetados para estarem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. O seu médico ou assistente social do hospital poderá ajudar a decidir qual o tipo de programa de cuidados paliativos é o mais adequado para você e sua família.

          Em casa

A maioria das pessoas prefere realizar os cuidados paliativos em casa. Mas as pessoas que moram, por exemplo, em casas de repouso podem receber os cuidados paliativos nesses locais. Nesses casos, essas instalações são consideradas atendimento domiciliar, uma vez que a instalação é o lar do paciente.

A maioria dos seguros de saúde oferecem home care, bem como programas de cuidados paliativos independentes e serviços a domicílio. Embora os programas de cuidados paliativos em casa contem com uma equipe de enfermeiros, médicos e outros profissionais, o cuidador principal é geralmente um familiar ou amigo, que é o responsável pela supervisão e cuidado do paciente. Essa pessoa acompanha o paciente a maior parte do tempo e é treinada para os cuidados básicos.

É importante saber que os cuidados paliativos em casa exigem um cuidador junto ao paciente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso pode ser um problema para pacientes que moram sozinhos, ou se seu parceiro ou filhos têm empregos de tempo integral. Mas uma programação criativa e um bom trabalho em equipe junto com os amigos e entes queridos podem superar esse problema.

Quando um paciente inicia o programa de cuidados paliativos, geralmente um membro da equipe de cuidados paliativos o visitará em casa para conhecê-lo melhor e compreender suas necessidades. Os retornos são programados de acordo com as necessidades individuais do paciente e podem ser reprogramados regularmente. Para atendimento de necessidades ou crises 24 horas por dia, os programas de cuidados paliativos têm uma enfermeira de plantão que atende ligações dia e noite, faz visitas domiciliares ou envia um membro da equipe.

          Programas independentes

Existem programas independentes que realizam os cuidados paliativos em suas próprias unidades ou na casa do paciente. Esse tipo de programa pode beneficiar aos pacientes que não têm um cuidador dedicado em casa.

          Hospital

Os hospitais geralmente têm um programa de cuidados paliativos. Isso permite que os pacientes e suas famílias tenham acesso fácil tanto aos serviços de suporte e que o paciente recebam atendimento 24 horas por dia para ajudar a controlar os sintomas. Alguns hospitais têm uma unidade de cuidados paliativos especial, enquanto outros disponibilizam uma equipe de cuidados paliativos que visita os pacientes com doença avançada em qualquer sala de internação do hospital. Em outros hospitais, o pessoal do serviço onde está internado o paciente trabalhará junto com a equipe de cuidados paliativos.

          Casas de repouso

Algumas casas de repouso têm uma pequena unidade de cuidados paliativos. Geralmente, o pessoal da enfermagem é treinado para oferecer o serviço ou podem ter parcerias com seguros de saúde ou programas independentes. O que pode ser uma boa opção para pacientes que requeiram cuidados paliativos, mas não têm como fazê-lo em casa.

Fonte: Oncoguia